Clínica Atenta Odontologia Sistêmica - Periodontia

Periodontia

Periodontia é a área da odontologia que estuda e trata as doenças que acometem os tecidos que envolvem e sustentam os dentes – o periodonto. Ele é composto pela gengiva, o cemento, o osso alveolar e o ligamento periodontal (fibras que ligam a raiz do dente ao osso, dando-lhe sustentação).

A mais comum das doenças que acometem o periodonto é a gengivite, inflamação causada pela placa bacteriana, que, quando não removida adequadamente, provoca inchaço e sangramento na gengiva.

​Se não for tratada, essa inflamação poderá avançar até as estruturas de sustentação do dente (osso e ligamento periodontal), provocando sua destruição e possível perda do dente. É a periodontite, caracterizada por retração de gengiva, sangramento, mau hálito e “afrouxamento” dental.

Até algum tempo atrás, pensava-se que os danos causados pela doença periodontal se limitavam à boca. Hoje, porém, já há estudos que apontam para sua relação com doenças sistêmicas, como a seguir:

  • Pessoas com doença periodontal severa têm risco significante de desenvolver arteriosclerose, infarto do miocárdio e A.V.C.;
  • Mulheres grávidas com doença periodontal severa têm risco de partos prematuros com bebês de baixo peso;
  • Diabéticos portadores de doença periodontal: infecções levam a uma resistência à insulina e um pobre controle metabólico, tornando-os ainda mais hiper-glicêmicos.

Portanto, um periodonto saudável é importante também para a saúde geral do indivíduo.

É imprescindível que se mantenha um bom padrão de higiene oral, e que se visite o dentista regularmente, para detectar (e tratar) possíveis doenças periodontais.

Dra. Maria Izabel Ninow
Clínica Geral c/ Aperfeiçoamento em Periodontia
CRO SC-2677