Clínica Atenta Odontologia Sistêmica

Ortodontia

Ortodontia é a especialidade da odontologia que cuida da prevenção e correção das maloclusões dentárias ou irregularidades nas posições dentárias. Também intervém nas discrepâncias esqueléticas da face através de aparelhos fixos ou ortopédicos.

As maloclusões podem ter origem hereditária, ou seja, transmitida dos pais aos filhos ou podem ser causadas por hábitos de sucção de chupeta ou dos dedos, por problemas respiratórios, cáries dentais, perda de dentes, traumatismo entre outros.

Na prevenção, que chamamos de Ortodontia Preventiva, são realizados procedimentos clínicos que visam impedir a instalação de maloclusões graves e evitar problemas maiores na idade adulta.

Problemas como mordida cruzada posterior ou anterior, perda precoce de dentes de leite e hábitos como sucção de dedos, chupeta, respiração bucal, interposição lingual na fala e deglutição devem ser tratados o mais cedo possível.

A criança pode visitar o ortodontista a partir dos 4 anos e se detectado algum destes problemas a ortodontia preventiva deve ser realizada, basta a criança aceitar o tratamento. Muitas vezes o diagnóstico de alguma maloclusão pode ser realizada antes mesmo dos 4 anos.

Pacientes adultos também podem se beneficiar do tratamento ortodôntico para obter uma melhora na função, saúde e estética.

O correto alinhamento dentário contribui para uma melhor mastigação pois os dentes superiores e inferiores passam a ter um contato ideal. Quando os dentes encontram-se apinhados ou sobrepostos a higiene oral fica dificultada podendo provocar cáries, gengivite, dores faciais, entre outros problemas. Portanto, uma melhora no alinhamento e na oclusão,torna muito mais fácil o seu cuidado.

Além disso, a estética está cada vez mais valorizada e um sorriso atrativo apresenta um papel importante para a auto estima. O tratamento ortodôntico em pacientes adultos permite a compensação dentária de maloclusões, favorecendo uma melhor harmonia no perfil.

Em casos severos de maloclusão nos quais as bases ósseas da maxila e mandíbula não estão bem relacionadas, o tratamento ortodôntico associado a cirurgia dos maxilares é o mais indicado.

O ortodontista juntamente com o cirurgião buco-maxilo-facial, terão então que planejar o tratamento tendo em vista uma futura intervenção cirúrgica. Na maioria dos casos, além de uma melhora estética e oclusal, a parte respiratória também melhora significativamente (roncos e apnéias) 

Pacientes adultos com perdas dentárias e espaços de dentes ausentes podem também usufruir do tratamento ortodôntico através do qual os espaços serão totalmente fechados ou adequados para que sejam instalados implantes em corretas posições.

O  tempo de tratamento ortodôntico depende da severidade da maloclusão original ,do planejamento de cada caso e da cooperação do paciente, podendo variar de 8 meses para alinhamentos pequenos há 48 meses em casos complexos.

A ortodontia atualmente conta com materiais de última tecnologia e estética extremamente satisfatórias.  Os braquetes estéticos como os de cerâmica e safira acabam tendo uma aceitação muito grande por serem mais discretos que os braquetes metálicos. Existem bráquetes autoligáveis que dispensam o uso de borrachinhas, e ainda a opção pela ortodontia lingual, na qual os bráquetes não ficam visíveis. 

E ainda mais recente, empregando softwares modernos, previsibilidade e tornando o tratamento ligeiramente mais rápido temos os alinhadores dentários. Essa modalidade utiliza uma sequência de placas confeccionadas por uma empresa, utilizando alta tecnologia de materiais e planejamentos feitos pelo ortodontista. O paciente irá substituindo de forma sequencial as placas de acordo com a orientação do dentista, e assim os dentes vão se movendo de maneira gradual. Os alinhadores podem ser removidos para alimentação e higiene, tornando o tratamento mais confortável, além de menos doloroso.

Dra. Thaís Cristina Braun
Cirugião-Dentista
Especialização em Ortodontia